Novo menu. Novo horário. Conheça todas as novidades!
O Restaurante Geographia continua a surpreender, criou uma ementa nova…
Os portugueses foram o primeiro povo europeu a instalar-se na Índia, com a chegada de Vasco da Gama a Calecute em 1498. A cidade que mais foi impactada com a presença lusa foi, naturalmente, Goa, onde a gastronomia é designada como culinária indo-portuguesa, em conjunto com as cidades de Damão e Diu.
Com cinco séculos de existência e evolução, esta gastronomia apresenta a particularidade de fundir elementos da culinária de Portugal com elementos culinários indianos.
Durante o seu período na Índia, os portugueses deixaram a sua marca na cozinha indiana com a introdução de novos ingredientes e produtos que incluem as malaguetas que levaram à criação do caril e outras especiarias, que hoje são encaradas como parte essencial da comida indiana, mas também de pratos típicos portugueses, que se foram adaptando às técnicas e gostos indianos.
A culinária goesa tem muitas influências distintamente portuguesas, sendo um dos maiores exemplos disso o famoso prato goês, o vindaloo. O nome vindaloo deriva do prato português carne de vinha de alhos, que é um prato de carne, geralmente porco, com vinho e alhos.
A receita foi modificada, sendo o vinho tinto substituído por vinagre (geralmente vinagre de palma) e acrescentaram-se malaguetas de kashmiri com especiarias, para envolver o vindaloo, prato que se encontra presente no Menu do restaurante Geographia.
No que diz respeito aos vegetais, para além do quiabo, que é utilizado em algumas receitas de caril, a culinária de Goa faz também uso do repolho, do feijão-verde, da couve-flor, do espinafre e da beringela, entre outros que foram levados para a Índia através dos portugueses. No entanto, nesta região são frequentemente cozidos em leite de coco, dada a abundância de coqueiros do sudeste asiático.
A doçaria apresenta também elementos de origem portuguesa, mais concretamente da doçaria conventual. A utilização abundante de ovos é uma prova desta influência como, por exemplo, no caso da conhecida bebinca tipicamente indo-portuguesa confeccionada com gemas de ovo, açúcar, cardamomo, leite de coco, farinha e manteiga, que replicamos e servimos acompanhada de gelado de baunilha no restaurante Geographia.
À mesa do Geographia, são apresentadas estas e outras influências de todo o mundo que nos deixam rendidos a este restaurante, onde a comida fala português.
O Restaurante Geographia continua a surpreender, criou uma ementa nova…
O dia 17 de fevereiro marca uma data muito especial,…
O rinoceronte tem vindo a sofrer grandes ameaças de extinção.…