Uma breve viagem a Macau

Foi no século XVI, Era dos Descobrimentos na Europa, que o povo português navegou até ao Extremo Oriente pela costa ocidental Africana, dobrou o Cabo da Boa Esperança e chegou a Macau através da Índia e de Malaca.

Com o estabelecimento dos portugueses em Macau, em meados de 1557, chegaram produtos oriundos de destinos longínquos como a Europa, África e a América. Estes produtos acabaram por se ir misturando nas comidas locais com centenas de outros ingredientes asiáticos, originando receitas originais.

A cozinha de Macau, considerada única no mundo, nasceu quando as esposas orientais dos portugueses tentavam recriar comidas portuguesas com os ingredientes locais e com os ingredientes oriundos dos lugares visitados pelos portugueses na era dos Descobrimentos. É, por isto, vista como a genuína gastronomia de fusão.

Cozinha de fusão

É um cruzamento de influências único que utiliza ingredientes e temperos europeus, africanos, indianos e do sudeste asiático.

Com mais de 450 anos de história, a comida macaense é uma fusão de sabores e técnicas culinárias, de onde resultam pratos repletos de especiarias como o açafrão-da-Índia, a canela, o cravo e o leite de coco e que dão aos pratos aromas e sabores inesquecíveis.

Macau foi classificado como Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, adicionando assim mais um selo emblemático ao portfólio da cidade.

Existe o hábito dos locais se cumprimentarem entre si pela manhã perguntando apenas: “Já comeste?”, uma saudação que representa o nosso “bom dia”. Comer na rua é um gesto comum pelo que são inúmeros os espaços que vendem comida.

A cozinha macaense é o resultado de um encontro de culturas e um espelho da história de Macau. No restaurante Geographia, pode encontrar esta e outras influências de todo o mundo.

Deixe-se levar pela comida que fala português. Conheça o nosso menu aqui.

Outrasnovidades